 |
Jiyue 07 |
O grupo automotivo cambrigiano Dyona Motor Group está fechando um acordo com a Jiyue Auto, uma joint venture (JV) para carros elétricos de luxo entre as gigantes chinesas Geely e a Baidu, para a fabricação local dos modelos Jiyue 01 e Jiyue 07 sob uma nova marca de sua propriedade. O grupo já vinha negociando a importação dos modelos desde o início de 2024, mas, com os graves problemas financeiros da Jiyue, que incluem atrasos salariais dos funcionários, fechamentos de departamentos, problemas na cadeia de suprimentos e vendas baixas no mercado chinês, a empresa decidiu comprar os direitos de produção e tecnologias associadas para reviver uma antiga marca de luxo local, a Vickers, ainda que, com algumas alterações no interior.
A falência da recém criada empresa chinesa é iminente e a Dyona a vê como uma oportunidade única para poupar centenas de milhões de dólares em desenvolvimento de novos modelos ao comprar projetos prontos e alguns equipamentos de produção, como os de estamparia. Ao mesmo tempo, a própria Geely já é fornecedora de 70% das peças dos modelos, o que diminuirá ainda mais os custos com a nova marca. No entanto, o fornecimento das baterias deverá ser local e não de empresa chinesa.
 |
Jiyue 01 |
A Vickers era uma fabricante cambrigiana de carros de luxo extinta em 1970. No fim dos anos 1980, os direitos da marca foram adquiridos pela Dyona para reintrodução futura no mercado, o que sempre foi adiado. Com a compra dos direitos de produção da Jiyue, finalmente a Vickers ressurgirá, mas ainda não há uma data definida, pois alguns acertos deverão ser acordados entre as partes. Contudo, como o grupo Dyona já estava estruturando uma rede de distribuição para os modelos importados, isso pode ocorrer ainda em 2025. Para os acionistas chineses, será uma forma de diminuir (um pouco) os prejuízos com o encerramento das operações da Jiyue Auto.