
NOVOS MODELOS: Fiat Ottimo/Viaggio e BYD.
Ao mesmo tempo em que a BAI encerra a produção dos modelos iranianos, a companhia também anunciou que comprou a licença para produção dos modelos médios Ottimo e Viaggio, da Fiat, que foram produzidos na China pela sociedade GAC Fiat entre 2012 e 2017. Os dois modelos foram desenvolvidos a partir do Dodge Dart para serem vendidos no mercado chinês.
![]() |
BYD F0 |
Para complementar a linha, a empresa também fabricará quatro modelos da chinesa BYD: o subcompacto F0; o crossover compacto Yuan; o crossover médio Song; a minivan grande Song Max, lançada no ano passado e o recém lançado crossover grande Tang. O sedã médio Qin Pro lançado este mês não foi cogitado para a produção pela Austec, ao menos por enquanto, pois poderia haver uma concorrência interna do modelo com o Viaggio, já que possuem porte semelhante. Ao contrário dos modelos da Fiat que manterão os mesmos nomes, trocando-se apenas a marca, os BYD serão renomeados antes de serem vendidos com a nova marca da BAI.
![]() |
BYD Yuan |
Diferentemente do acordo com a Fiat, em que a linha Ottimo/Viaggio será totalmente fabricado pela Austec, os modelos da BYD terão alguns componentes fabricados e fornecidos pela empresa chinesa, como as plataformas e as partes de aço das carrocerias. No entanto, em ambos os casos, todos os motores serão da Austec e os demais componentes e sistemas também serão de fabricação local.
![]() |
Huanghai N2: picape pode dar origem a um modelo da Austec. |