O grupo austiriano Belgran Atlantic Industries (BAI) fechou um contrato com a fabricante chinesa Hongqi, do grupo automotivo FAW, para a importação e distribuição do modelo de luxo H7 no mercado local e posteriormente em outros países da região.
 |
Hongqi H7: modelo chinês concorrerá no segmento de luxo. |
O sedã da Hongqi, a mais antiga fabricante de automóveis da China, foi desenvolvido sobre a plataforma do Toyota Crown e virá apenas em duas versões, ambas com motor V6 de 3 litros também da fabricante japonesa. O modelo tem sido criticado em alguns aspectos de acabamento na cabine do motorista e passageiro, embora tenha recebido elogios quanto aos equipamentos, luxo e qualidade na parte traseira.
A BAI, que já atua no setor automotivo através da IKCO Motors, criará uma nova divisão para a venda do H7 denominada HBA Motors, sem participação da Hongqi ou da FAW. A meta será abrir até quatro lojas exclusivas e vender 500 carros por ano. O H7 custará a partir de 59 mil dólares.
 |
IKCO Arisun: picape custará USS 7 mil. |
Ao mesmo tempo em que entra num segmento superior com o sedã da Hongqi, a sua co-controlada IKCO Motors anunciou que montará em CKD a recém lançada picape iraniana Arisun até o final do ano. O valor do investimento não foi divulgado. A picape receberá uma série de melhorias de acabamento para o mercado local e usará os mesmos motores do compacto Runna. Os preços do Arisun (que é derivado do antigo Peugeot 405) ficarão em torno dos US$ 7 mil e a meta é vender 2 mil unidades por ano. A IKCO estuda a criação de uma versão furgão e o desenvolvimento e venda de acessórios opcionais como capotas e santantônios. Criada em 2013 em parceria com a Iran Khodro, a IKCO Motors possui uma rede de 23 lojas na região.